O setor de encontros e namoro online em 2016 e além

Uma das profissões mais antigas do mundo é o casamenteiro, e tendo em conta o papel da tecnologia no mundo de hoje, não é nenhuma surpresa que a indústria dos encontros online está crescendo. Com uma explosão de novos sites e aplicativos, a indústria dos serviços de namoro tem tido um desempenho muito bom nos últimos cinco anos e continua a crescer como hoje a maioria dos solteiros pede ajuda à Internet para encontrar o amor ou um/uma parceiro/a para uma noite de sexo sem compromisso.

Leia mais para descobrir insights sobre o mercado dos serviços de namoro e que o futuro reserva para esta indústria.

Previsão de crescimento dos usuários de sites e aplicativos para encontros online no EUA.

Previsão de crescimento dos usuários de sites e aplicativos para encontros online no EUA.

Tipos de serviços de Matchmaking

De acordo com um recente relatório da Marketdata Enterprises Inc, os serviços de namoro são um negócio de US $ 2,5 bilhões só nos Estados Unidos. Desde 2001, os serviços on-line subiram na popularidade e agora contam o 70 por cento do valor do mercado. O setor de serviços de encontros online inclui vários segmentos diferentes.

Sites de namoro on-line: Sites como Be2.com.br, Parperfeito e centenas mais trazem serviços para encontra a alma gêmea de uma forma acessível e conveniente para os 89,6 milhões de solteiros do Brasil.

Sites de encontros para sexo casual: portais dedicados tanto para os casados a procura de casos extraconjugais, como safadinhas.org ou Ashley Madison, quanto para solteiros a procura de aventuras sem compromisso, como sexocasual.net.br ou encontros-casuais.com.

Apps para encontros: Smartphones trouxeram namoro on-line para as mãos de milhares de Millennials através de aplicativos populares. De acordo com um levantamento do setor dos Apps, o app para encontros Tinder está disponível em mais de 30 idiomas, tem gerado mais 1 bilhão de encontros desde o seu início, e os assinante são estimados em 10 milhões só no Brasil.

Em junho de 2014 durante a Copa do mundo no Brasil, os apps para encontros tiveram um aumento de 50 por cento no uso e downloads. A capacidade de se conectar instantaneamente através de um app é um aspecto atraente para muitos consumidores solteiros. Porque estes apps são gratuitos, fazem seus lucros através de anúncios e seu serviço Premium.

O mercado do namoro e encontros online, em miliões de dolares.

O mercado do namoro e encontros online, em miliões de dolares.

Casamenteiros & Treinadores para encontros: Empresas e profissionais nesta indústria fornecem serviços de procura da alma gêmea e organizam eventos tais como encontros de solteiros. Esses profissionais também trabalham para ajudar a melhorar o sucesso global dos seus clientes em namoros e relacionamentos. Estes serviços individuais são mais caros que os sites de namoro e encontros on-line.

O estigma associado uma vez ao namoro on-line está desaparecendo. Em 2005, 29 por cento de adultos dos E.U. concordavam com a afirmação, “Pessoas que usam sites de namoro on-line estão desesperadas”, mas em 2013, apenas 21% dos adultos estavam de acordo com esta afirmação. Agora, 87% dos homens e 83% das mulheres estão de acordo com a afirmação, o namoro on-line é socialmente aceitável.

Mas, mesmo com essa mudança, os sites namoros on-line e os apps ainda enfrentam desafios em curso. De acordo com o Pew Research Center, 54 por cento dos usuários sentiu que alguém seriamente detonou seu perfil on-line. Pew constatou que 28 por cento dos usuários de sites de encontros online tem sido contatado por alguém através de um site de namoro on-line ou aplicativo de forma que os fez sentir desconfortável ou assediado. Outros desafios para o mercado incluem perfis on-line falsos, tráfego fraudulento, falhas de banco de dados e proteções de privacidade para proteger os usuários.

Como evoluirá a indústria?

De acordo com a Marketdata Enterprises Inc., datando as receitas dos sites são esperadas para desacelerar e alcançar um crescimento apenas moderado este ano, porque o mercado dos EUA é extremamente saturado. Existem mais de 1.500 sites de namoro e todos estão competindo para atrair os mesmos consumidores: homens e mulheres solteiros.

Os aplicativos de encontros mais baixados no mundo

Mas, isso não significa que as empresas devem perder a esperança. No Outono de 2015, o líder no setor dos sites de namoro online nos E.U., Match.com que tem em seu portfólio Tinder, Plenty of Fish, How About we e OkCupid, disse que quase toda a sua receita atualmente vem de taxas de inscrição paga em seus sites, as receitas de publicidade podem ser uma grande fonte de crescimento futuro, especialmente quando se trata de maior utilização entre os usuários móveis. Margens de crescimento maiores têm no Brasil, onde a explosão do setor de namoro e encontros online é mais recente.

E finalmente, como surgem mais histórias de sucesso, muitos solteiros irão se direcionar para os sites de namoro e encontros online para procurar a alma gêmea ou para procurar aventuras eróticas. Cerca de 8 por cento dos jovens entre 18 e 29 anos admite que está num relacionamento com um cônjuge ou parceiro que conheceu on-line, de acordo com Statista.