A simples e engenhosa invenção de Luiz Antônio, da TMED

Um cirurgião que vislumbrou em uma necessidade real, o motivo inicial para empreender

Em novembro de 1993, o cirurgião buco-maxilo-facial Luiz Antônio Portela Guerra, enquanto acompanhava a internação de seu pai em um hospital de Recife, sentiu de perto o desgaste dos familiares no acompanhamento do soro em pacientes. Acessado pela intravenosa, o medicamento precisa ser trocado em tempo hábil pelos profissionais de enfermagem, antes que o recipiente se esgote.

Aproveitando sua criatividade e habilidade manual, Luíz Antônio desenvolveu e construiu o primeiro protótipo do que depois se chamaria BIP SORO – sistema mecatrônico de tele-monitoramento da aplicação de soluções endovenosas em pacientes – que avisa automaticamente ao posto de enfermagem a necessidade de substituição do recipiente.

Testado por ele próprio e por colegas seus da área médica, o aparelho, igualmente simples e engenhoso, mostrou-se plenamente eficaz. Com a colaboração de seus irmãos Amando Guerra Neto e Alderico Portela Guerra, os três decidiram empreender.

O SEBRAE-PE foi contratado para uma pesquisa mercadológica de campo para levantamento do potencial de comercialização do produto, cuja conclusão superou as expectativas, apontando para excelentes resultados. O ineditismo do produto foi ratificado por consultas de técnicos da OMS residentes no exterior e profissionais da área de comércio internacional. A partir desse embasamento, foi, então, constituída a TMED – Tecnologia Médica.

O atual Diretor Presidente da TMED, o economista Amando Guerra Neto, em contato com o TM, disse que apesar dos resultados favoráveis de uma pesquisa de mercado, houve preocupações com os recursos financeiros para desenvolvimento da idéia e ultrapassagem das barreiras naturais que todo empreendimento se depara em seu início.

Durante este período o projeto de Suporte-Alarme Para Recipiente Com Solução de Uso Parenteral (BIP SORO) participou do II Concurso sobre Inovação Tecnológica em 1994. Com a conquista do primeiro lugar, a TMED obteve uma vaga no  Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica (INCUBATEP), promovido pelo Governo do Estado e instalado no Instituto Tecnológico de Pernambuco (ITEP), local onde permaneceu em funcionamento até outubro de 1998. Em 2000, a TMED conquistou a patente definitiva do BIP SORO.

Medvox

Medvox, equipamento desenvolvido pela TMED

A atividade comercial iniciou-se de forma experimental em outubro de 1996, tornando-se sistemática a partir de março de 1997. Em paralelo ao desenvolvimento dos produtos que vieram a constituir o Sistema BIP SORO, contando sempre com o apoio de consultores especializados, a TMED identificou novos horizontes, bem mais amplos do que o projeto original, como o mercado de painéis medicinais, monitoramento e cuidados no leito e de atividades nos hospitais e clínicas médicas.

Nos primeiros anos, os maiores desafios foram os processos de aprendizagem, competitividade em um mercado dominado pelas grandes e limitação de recursos para investimento. Atualmente, a empresa só se preocupa em adequar-se para aceleração de seu desenvolvimento e atingir a meta de crescer 10 vezes nos próximos cinco anos.

Segundo Armando, a origem nordestina da TMD revelou-se valiosa graças aos benefícios fiscais, que possibilitaram o grande potencial de crescimento. Atualmente,a participação da Região Nordeste no faturamento da empresa é de 55%. Para 2010, após concluída a conquista de um sócio investidor, o Fundo Criatec (BNDES), Amando estima um crescimento acima de 50% em todo o Brasil e a ampliação dos negócios na Região Sudeste, onde a TMED acaba de instalar um novo escritório de negócios.

Com essa idéia simples, levada adiante por seus três irmãos, o BIP SORO da TMED, selecionado pela Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI) como uma das soluções inventivas que mais contribuíram para a ciência durante os 500 anos do Brasil, mostra que os melhores produtos frutos do empreendedorismo são aqueles de logística teoricamente simples, mas que contribuem imensamente em determinado setor. E aliando criatividade à praticidade, a TMED conquistou seu território entre as grandes do setor de tecnologia médica nacional.