Como liderar em tempos de crise?

A crise econômica é notícia desde meados de 2014. Porém, se antes se tratava de especulação, hoje é uma realidade consolidada e assustadora para muitos empresários. Esse cenário marcado pela insegurança pode ter mais efeito negativo do que a crise propriamente dita.

“Seja a mudança que você quer ver no mundo”. A famosa frase de Mahatma Gandhi pode ser aplicada também para a sua empresa. Passar por momentos adversos faz parte da vida de qualquer bom empreendedor. A boa notícia é que as companhias podem tirar lições valiosas desse período desfavorável da economia.

É na adversidade que os gestores provam que realmente são bons líderes, pois além de encontrar soluções, o dirigente precisa manter a sua equipe motivada e extrair o melhor de cada um. Mas como fazer isso?

lideranca_1A primeira mudança deve ser a de atitude. Lamentar nunca resolveu os problemas de ninguém. Então, o jeito é arregaçar as mangas e ir à luta. A seguir, separamos algumas dicas que vão te ajudar a atravessar a crise com sabedoria.

Replanejar é preciso!

Você já tinha uma meta anual traçada e seus colaboradores começaram a trabalhar tendo como base esse objetivo. Quantas vezes você fez planos na sua vida pessoal e teve que voltar atrás e reconsiderar?

O mesmo vale para a sua empresa. Você deve encontrar outras saídas e antecipar as consequências, mas esse processo não deve ser engessado, pois na instabilidade é bem possível que você tenha que mudar de rota novamente.

O primeiro passo é fazer um novo planejamento, conhecer todos os processos da companhia, definir as prioridades e conversar com cada de um de seus funcionários para explicar o porquê dessa mudança repentina.

lideranca_2Espalhe esperança!

Essa é uma das principais funções de um comandante. Se você não acreditar em você e no seu negócio dificilmente os seus funcionários acreditarão. É fundamental que você seja sincero, mas também deixe claro que está encontrando a saída e que vai precisar da ajuda de todos. Esse feedback para a sua equipe é de grande valia e pode te ajudar a ter insights.

Invista na sua empresa!

Pode parecer loucura, mas em um cenário onde a maioria das organizações estão se retraindo e deixando uma lacuna na cabeça do consumidor, pode ser uma oportunidade para a sua empresa ocupar esse espaço.

Geralmente o marketing é um dos primeiros departamentos a serem cortados, mas ele pode render bons frutos. A área digital, por exemplo, possui estratégias mensuráveis e que podem trazer resultados a curto, médio e longo prazo. Além disso, essa postura pode motivar a sua equipe, que se sentirá mais segura e consequentemente renderá mais.

Invista em você!

Você aprende a ser um líder todos os dias, mas para isso é preciso estar sempre em movimento. Aposte em cursos na sua área de atuação, cursos de liderança, workshops e congressos. Além de do aprendizado, você ampliará o seu networking, o que pode ser fundamental para o futuro da sua empresa.

A saída para a crise está no seu negócio, portanto não adianta se preocupar apenas com o ambiente externo. Busque novas soluções e processos mais eficientes.

 

Post Colaborativo por Instituto Passadori