Grupo Guerreiros: modelo de sucesso em Maceió

Conheça a história do Grupo que fincou suas marcas no ramo gastronômico e de entretenimento em Maceió

Em entrevista para o portal TM, o empresário alagoano José Eutímio Brandão Júnior, um dos sócios do Maikai Show Bar, em funcionamento na capital Maceió desde outubro de 2001, disse acreditar na persistência dos próprios objetivos, através de trabalho e perseverança sempre. E o sucesso do empreendimento desse Engenheiro Civil formado pela UFAL , pós graduado em Engenharia de Produção UFPB e MBA em Gestão Empresarial FGV corroboram com esse lema.

Maikai Choparia

Ambiente interno do Maikai Choparia.

Brandão Júnior disse que a “experiência na atividade de bares e restaurantes começou após o regresso do sócio Guilherme Brandão após três anos nos Estados Unidos, que montou na capital alagoana em outubro de 2000, no bairro do Farol, o primeiro bar do grupo, o Maikai Petiscaria”, que ficou ativo até fevereiro de 2002.

Com o aumento da demanda de clientes, e a entrada do então novo sócio Brandão Junior no empreendimento, foi inaugurado em outubro de 2001 o Maikai Show Bar no Stella Maris, com estilo inovador por ser o 1º bar dançante de Maceió. À época da inauguração, o estabelecimento possuía capacidade de 800 pessoas, sendo ampliada para as atuais 1.200.

Início da sociedade

Brandão Júnior e Guilherme Brandão concluíram logo cedo que não poderiam administrar a empresa sem utilizar os recursos de administração disponíveis no mercado, para o melhor acompanhamento de colaboradores e da própria empresa, o que levou à estruturação de seus departamentos.

Entretanto, não foi só realizando o necessário que o negócio prosperou. Brandão Júnior diz sempre querer o melhor: “a permanência de nossas empresas no mercado se deve a constante vontade de fazer melhor (…) pensando e fazendo a empresa melhorar em todos os setores e direções”.

O desafio inicial, segundo ele, foi “formar uma boa equipe, consolidar a marca na cidade e estruturar a empresa para atender bem seus clientes”. Já os desafios atuais, ainda segundo ele, são “capacitar melhor os colaboradores, manter um alto nível de inovação, manter-se alinhado com as necessidades, atento às mudanças do mercado à nível local, nacional e, quem sabe, do exterior”.

Crescimento do negócio

Vislumbrando a carência de um bar com ambiente bem agradável para o público com faixa etária de 25 a 40 anos, foi criado em outubro de 2002 um anexo, o Maikai Choparia, onde fora fundado, em parceria com a BRAHMA, o 1º Clube do Chopp Brahma do Nordeste com qualidade artesanal do chopp e vasto cardápio de petiscos, que funciona de terça à domingo.

Fachada de Bendita MassaAlém disso, depois do estudar pesquisas no Brasil e exterior sobre as novas tendências de pizzarias realizadas em 2006, foi inaugurado ano final do ano seguinte a Bendita Massa Pizza Bar, que visa atender uma demanda de local agradável, sempre perto do maior pólo gastronômico e de entretenimento de Maceió, o bairro de Stella Maris.

Já no final de 2008, junto aos sócios Sady Pereira e André Normande, foi vislumbrada a possibilidade de abrir uma casa descontraída à beira mar de Ponta Verde, tornando-se assim outro ponto de encontro em Maceió. Nasceu assim o Rapa Nui Choparia.

Expectativas

Depois de um bom ano de 2009, em que a população saiu mais para se divertir, tornando possível uma reforma nas instalações do Maikai Choparia, 2010 começou com a entrega do novo Maikai Show Bar. A Copa do mundo na África do Sul também movimentou ainda mais a casa: “o advento da Copa do Mundo ajudou muito no aquecimento dos negócios do setor de bares e restaurantes, pois o povo brasileiro é muito festivo e a Copa 2010 incrementou nossos números”.

Para 2011, Brandão Júnior acredita em um ano de consolidação de Maceió como destino turístico do Brasil, “graças aos esforços de todos que fazem esse setor, ABRASEL, ABIH, MCB&V, SETUR, SEMPMA, SHBRS. Com melhor integração e capacitação dos empresários do setor, certamente estaremos mais fortes em 2011.”

Investimento no Nordeste

Brandão Júnior é ciente de que a economia do Nordeste é a de maior crescimento do Brasil, algo determinante também na área de turismo, onde suas empresas estão inseridas. Sendo assim, ele acredita que “as empresas mais antigas acabam ganhando com a vinda de turistas para nossos estabelecimentos”.

Segundo o empreendedor, aproximadamente 25% do número de turistas que chegam à cidade acabam visitando o estabelecimento mais antigo: o Maikai. Ainda assim, por hora, a expansão do negócio para fora de Alagoas é apenas uma vontade, visto que ainda não encontraram o melhor sistema para isso. “Quem sabe não entraremos no sistema de franquias”?

Dicas dos empreendedores

Brandão Júnior dá a dica para quem deseja empreender: “Persistir nos seus objetivos, trabalhar muito e manter-se antenado no que acontece no setor que você está inserido, delagar funções com responsabilidade e ser perseverante sempre”. Guilherme Brandão complementa: “Tem que se profissionalizar. O mercado está cada vez mais competitivo. Só sobrevivem os mais fortes”.