O setor financeiro pode promover o desenvolvimento da economia verde no Brasil

O setor financeiro ajuda promover a economia verde que se expande em um conjunto de atividades econômicas, comerciais, industriais e tecnológicas. Empresas do governo e a sociedade civil se unem e demonstram a importância do verde. A economia verde no Brasil, é cada vez mais valorizada, porque ameniza o risco ambiental e a escassez de recursos naturais.

Economia verdeO setor financeiro contribui com as vertentes da economia verde no país, com novos lançamentos de produtos verdes, que são as famosas linhas verdes. Os investimentos em ações socioambientais que geram renda e empregos para sociedade são amplos. Uma economia verde resulta numa melhoria de vida e igualdade social para a população. Provoca grandes impactos no desenvolvimento do país e na economia brasileira.

Consumidores e governos se uniram para expandir o surgimento do fenômeno esverdeamento radical, que mobilizou mídia e sociedade com práticas sustentáveis. Um fator importante foi a elaboração das regulamentações mais severas com forte atuações dos órgãos fiscalizadores. A pressão sobre as empresas de petróleo, automobilísticas, mineração e outras mais, são fundamentais para a melhoria das atividades do desenvolvimento sustentável.

As empresas demonstraram grandes interesses e enfrentaram as pressões crescentes dos governos. Elas mostraram que querem ser social e ambientalmente responsável. O modelo de economia sustentável no Brasil é praticamente um exemplo de economia a ser seguido. A economia verde beneficia dois fatores importante na sociedade, a inclusão social e o crescimento econômico que são fundamentais para o desenvolvimento do país.

Os investimentos públicos, tecnológicos e programas governamentais aumentam a cada dia mais. Com o objetivo mais adequado nos processos produtivos e a moderação na emissão de gases-estufa. Investimento na recuperação e preservação dos ecossistemas. Hoje o setor financeiro é comprometido com as melhores práticas socioambientais e ajuda as empresas atuarem com eficiência.

O economista indiano Pavan Sukhdev

O economista indiano Pavan Sukhdev

Tudo isso foi enfatizado pelo economista indiano Pavan Sukhdev aos principais executivos do Banco do Brasil durante um seminário que foi realizado no final de Novembro, em Brasília.
O economista ressaltou que o monitoramento dos investimento com a finalidade de prevenir danos sociais e ambientais deveria ser obrigação de todos os bancos. Esta função pode ser cumprida de forma especial pelo Banco do Brasil, que è a maior instituição financieira América do Sul e detém mais de 60% do financiamento das atividades agropecuárias do Brasil. Com mais de 60 miliões de cliente e 110 mil funcionários, as agências do Banco do Brasil estão presentes em todas as cidades do país, fazendo assim do BB uma potência que pode dar um impulso decisivo para o desenvolvimento da economia verde.

O setor financeiro pode promover mais questões da economia verde, que é um projeto de grande importância. O governo pode criar leis mais severas com tributações para as empresas que não contribuir com o melhoramento do meio ambiente. Procurar práticas de conservação, preserva mais o planeta para o futuro, ou seja, para as novas gerações.