Cresce trabalho de estrangeiros no Nordeste

Ceará, Bahia e Pernambuco estão entre os dez estados que mais concederam vistos e autorizações de trabalho

passaporteO Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) concedeu, em 2009, 42.914 autorizações de trabalho a estrangeiros. Deste total, 2.454 são permanentes. No Nordeste, três estados compõem o ranking dos dez mais: Ceará (455 autorizações), Bahia (423 autorizações) e Pernambuco (261 autorizações).

O aumento do número de autorizações reflete o crescimento acelerado do Brasil. A vinda de profissionais estrangeiros está relacionada com a implementação de investimentos. O conhecimento trazido por esses profisionais é absorvido pelos trabalhadores brasileiros. Além disso, a vinda deles significa, muitas vezes, a geração de mais empregos, como no caso da implantação de novas empresas ou novos investimentos.

Por escolaridade, a maioria dos estrangeiros que entrou no país em 2009 tem nível superior completo, o que demonstra profissionais qualificados. Mais da metade das autorizações foram para esta escolaridade; e mais de 16 mil para o segundo grau completo ou técnico profissional. Em relação ao grau de instrução analfabeto, apenas foi concedida uma autorição em todo o período.

No ano passado, foram 13.371 autorizações temporárias a estrangeiro para trabalho a bordo de embarcação ou plataforma estrangeira, contra 10.974 do ano anterior, o que representa a expansão dos investimentos na área de exploração de petróleo e gás no mar. E o Nordeste vem se destacando cada vez mais nesse setor, atraindo cada vez mais mao-de-obra importada.