De olho no mercado, região amplia investimentos e oferece condições de crescimento do setor
O mercado de turismo de negócios na região Nordeste está em ampla expansão. Conhecida por suas belas praias e paisagens, a região que já se destacava no turismo de lazer, agora desponta como destino certo para aqueles que desejam algo mais.
Aliar trabalho e lazer. Esta é a grande aposta das empresas que apostam nesse segmento. Hotéis, pousadas, restaurantes, procuram cada vez mais estar preparados para atender esse público seleto e exigente.
Seguindo essa tendência, as cidades nordestinas disputam cada vez mais fatia no mercado de turismo de negócios. A cidade de Recife (PE), por exemplo, atrai grande parte dos eventos da área de saúde. Conhecida por seu pólo médico, a capital pernambucana oferece várias opções para quem vêm participar de palestras, encontros, seminários, ou simplesmente aqueles que vêm realizar algum tratamento médico.
Uma pesquisa do Recife Convention Bureau – associação que reúne empresas e entidades do setor turístico – traçou o perfil desse tipo de visitante que chega ao Recife. De acordo com o levantamento, 90% deles se hospedam em hotéis e pousadas. Onde permanecem em média cinco dias. Já 80% aproveitam a viagem para conhecer as praias do litoral do estado e 96% se mostram dispostos a voltar.
O turista de negócio de eventos gasta cinco vezes mais que o turista normal. Pensando nisso, a área favorece importantes investimentos. Estrutura com aeroportos, centros de convenções, hotéis, restaurantes, recuperação de estradas de acesso ao litoral, urbanização, saneamento básico, restauração do patrimônio, preservação ambiental e capacitação de pessoal faz a diferença na hora de sediar um evento.
São inúmeros os exemplos de estabelecimentos que se dedicam a essa prática. Em todos os estados nordestinos, há estabelecimentos que dedicam grande parte de seus serviços a esse tipo de público.
É o caso do Hotel Fazenda Portal de Gravatá. Localizado na cidade de Gravatá, no agreste de Pernambuco, o hotel se destaca por manter ocupação de 60% ao longo do ano, apenas com turismo de negócios.
Segundo Roberto Cavalcanti, sócio-diretor, “são quatro anos investindo na área. Foi ampliado o Centro de Convenções e adquirido um gerador. Hoje temos um auditório com capacidade para 600 lugares, além de 13 salas de apoio”, comentou.
A rede dispõe de promotores que divulgam o hotel e buscam captação de empresas nos estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte.
“A nossa taxa de ocupação gira em torno de 60% só para turismo de negócios, um número bem expressivo se levarmos em consideração que estamos no interior do estado”, informou Roberto.
Na Bahia, o complexo hoteleiro da Costa do Sauípe vem se destacando nesse setor. Os negócios gerados em torno desse tipo de público mantêm a ocupação da rede em todas as épocas do ano, além de garantir o funcionamento da estrutura na baixa temporada.
Em João Pessoa, na Paraíba, um Centro de Convenções está sendo construído, e é o ponto de partida para a consolidação da atividade turística na Paraíba, com atração de mais empregos e a geração de renda, acredita o Governo. O custo total do projeto do empreendimento, deverá ser de R$ 130 milhões.
E o setor não para de crescer. A reclassificação de estabelecimentos como hotéis e pousadas, e os investimentos do Ministério do Turismo na preparação do Nordeste para sediar os jogos da Copa de 2014, contribuiram ainda mais para o crescimento do turismo na região.
Ações promocionais de divulgação, pacotes especiais e encontros para debater o crescimento do turismo de negócios favorecem a expansão do segmento, que movimenta consigo toda a cadeia de economia das cidades contempladas.
Feiras, exposições, workshops, congressos, seminários, fóruns, debates. Da gastronomia à medicina, os assuntos são os mais variados. Milhões em negócios são gerados. Garantia de trabalho certo para profissionais que trabalham direta e indiretamente com esse tipo de público.
A reclassificação de pousadas e hotéis, promovidas pela Embratur, além de preparar a região para receber turistas durante a Copa do Mundo de 2014, contribuiu para a adequação do setor, atraindo mais visitantes.
Localizada na orla de Atalaia, na capital sergipana, a antiga pousada Yasmin, hoje MD empreendimentos turísticos, destaca-se pela diversidade de serviços oferecidos: são 25 apartamentos equipados com cama box, chuveiro elétrico, telefone, frigo bar, TV a cabo, ar condicionado e wireless. A estrutura oferece ainda piscina, garagem interna e externa, restaurante climatizado e salão de eventos para 80 pessoas.
Segundo o gerente Araby Cabral, em 2009 houve um grande crescimento. ” Foram investidos recursos em ampliação de infraestrutura e de pessoal. Novos funcionários foram contratados e pudemos oferecer mais conforto aos nossos hóspedes. Hoje somos uma consultoria de negócios, do qual faz parte uma agência de viagens com vendas de passagens aéreas e terrestres, nacionais e internacionais, corretora de imóveis com administração de aluguel, venda de imóveis e realização de eventos, em especial conferências e reuniões”, informou.
Os atrativos do nordeste são muitos. Belezas naturais, clima quente, praias, culinária regional e hospitalidade fazem da região um lugar privilegiado. Difícil é escolher entre tanta variedade. Do Maranhão à Bahia, a região cresce, investe e se projeta no mundo dos negócios, como uma alternativa que alia diversão, estrutura, lazer e trabalho, gerando riquezas, movimentando a economia e criando oportunidades de negócios.